Home Office e Coworking ajudam empreendedor a economizar com sucesso!

A tecnologia não esta presente somente nos equipamentos físicos e ferramentas lógicas utilizadas dentro de uma empresa, muitas metodologias de trabalho como o Home Office e Coworking estão sendo aplicadas para facilitar relacionamento da empresa com seus colaboradores e clientes, para reduzir custos, para fomentar idéias entre colaboradores ou ate mesmo por empreendedores como forma de dividir suas atividades. Assim iremos falar como essas metodologias podem ser utilizadas por diversos tipos de profissionais.

Home Office e Coworking

Uma dessas metodologias que já é conhecida e possui muitos adeptos ao redor do mundo é o Home Office, porem ele encontra algumas dificuldades que impactam diretamente na produtividade diária do colaborador ou do empreendedor, como pro exemplo questões domesticas, interrupções familiares ou a impossibilidade de receber clientes.

Pensando nesse cenário por meados de 2005 a Nueberg teve a iniciativa de criar um espaço para compartilhar trabalhos e fomentar idéias entre profissionais das mais diversas áreas do mercado chamando-se Coworking. Proporcionando um local mais flexível não perdendo o conceito de profissionalismo com locais para descanso, networking, mesas individuais ou em grupos, salas para realização de congressos e reuniões.

Expanção do Coworking

Assim o Coworking inicia a sua jornada de expansão pelo mundo. O Coworking iniciou em 2005 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2008 mais precisamente na cidade de São Paulo/SP mostrando-se bastante promissor e não algo passageiro, muito pelo contrário, foi aceito por empreendedores de sucesso que iniciam suas carreiras ou que buscavam custos baixos para se manter no mercado. O Coworking tem como principal objetivo a socialização entre pessoas, de forma que possam trocar idéias, fechar parcerias ou ate mesmo fazer novas amizades. Ao trabalhar isoladamente como no Home Office pode ser angustiante pelo fato de faltar àquela idéia para que seu projeto seja brilhante e essa idéia esta com seu colega ao lado.

Enfim! Vamos detalhar melhor como seria um espaço de Coworking mostrando como pode ser utilizados pelos mais diversos usuários do mundo.

Espaços Coworking

Vamos começar pelo que interessa… Os valores! O Cascalho! O Cash! O Bem Bom – Certo, ok, sem problemas, tudo bem! Direto ao ponto os valores agradam muitos usuários que utilizam espaços de Coworking, pois existem os mais diversos tipos de planos como diários, semanais, mensais, por hora, por quantidade de pessoas, por tipo de sala e por ai vai, de acordo com a necessidade de cada um. Com esse tipo de metodologia o Coworking vai a fundo e tentar resolver quatro tipos básicos de problemas:

  • O empreendedor que não deseja ter o gasto de comprar, alugar ou manter um escritório próprio no inicio de sua jornada empreendedora;
  • O profissional que busca ampliar seu networking com colegas da mesma área ou áreas diferentes de atuação;
  • Um profissional que deseja maior contato com outros profissionais no seu ambiente de trabalho, melhorando seu trabalho em equipe;
  • Profissionais ou empreendedores que atuam em Home Office e se acham isolados com essa metodologia de trabalho.

Veja como é o ambiente de espaço Coworking!

Quanto às vantagens de se utilizar um espaço de Coworking, podemos dizer da necessidade do profissional em buscar de melhorar sua idéia ou divulgar seu produto conseguindo absorver as oportunidades que o espaço proporciona. Existem diversas vantagens do porque aplicar a metodologia de Coworking hoje em dia. Vou enumerar algumas abaixo:

  • Networking
  • Colaboração
  • Parcerias
  • Convívio Social
  • Amizades

No Brasil existem centenas de espaços Coworking que fornecem serviços que irão muito alem de salas onde os Coworkers possam sentar em uma mesa compartilhada e trabalhar. Na maioria desses espaços os planos cobrem recursos como:

  • Internet sem fio
  • Salas de treinamento
  • Salas de reunião
  • Impressoras multifuncionais
  • Espaço para relaxamento
  • Armários individuais
  • Lanchonetes
  • Copas
  • Banheiros

Com locais de trabalhos montados e prontos para trabalhar a aceitação do Coworking no Brasil só vem crescendo e mostrando não ser simplesmente modinha!

Existem diversos relatos na internet que mostram usuários extremamente satisfeitos com a utilização de espaços de Coworking, informando que parcerias e projetos de sucessos iniciaram nesses espaços, no qual tem a finalidade real de gerar socialização e networking entre os Coworkers.

Ir a um espaço de Coworking é uma dica valiosa para empreendedores que buscam inspirações e novos rumos para seus projetos.