Você já ouviu falar no OKR?

Os Objectives and Key Results foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove. É uma ferramenta de gestão e comunicação para auxiliar na criação de foco e alinhamento de esforço das equipes de uma organização em torno de um objetivo desafiador, garantindo que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.

 A ferramenta ganhou fama por ter ajudado no crescimento da Google em 1999 quando a empresa foi de 40 funcionários para mais de 60 mil, mostrando que o OKR pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.  criação de sites

 Bom, é uma ferramenta que não tem muito mistério para usá-la, e o mais legal é que mesmo sendo tão simples ele gera resultados de muito valor.

 Objectives(O): É uma declaração qualitativa do que a empresa deseja alcançar, eles devem ser curtos, simples, fáceis de memorizar e motivadores para desafiar a equipe.

 Key Results(KR): São as métricas com impacto diretamente no atingimento do objetivo, medindo o seu progresso. É importante que para cada objetivo, você tenha um conjunto de 2 a 5 resultados principais.

 Vou mostrar um exemplo para ficar mais claro:

 Objectives: Potencializar os nossos processos de teste.

 Key Results:

  1. Ter 90% das soluções sem bugs
  2. Realizar mais 5 sessões de teste por semana com usuários-alvo.
  3. Diminuir o tempo de teste em 50%.
  4. Aumentar o índice de satisfação interno com o sistema para 8.

 E quais são as vantagens de usar OKR nas empresas?

  • A clareza e a simplicidade do OKR geram um alto engajamento dos times.
  • É uma ferramenta que prioriza a transparencia, ou seja, todos os colaboradores podem saber os OKRs da empresa.
  • As metas tem um curto período de tempo, onde pode se alcançar mais rapidamente e também resolver algum problema ou impedimento de imediato.
  • Os resultados são apresentados semanalmente, com isso é possível antecipar o final do trimestre e se recuperar para alcançar alguma meta estabelecida.
  • Você começa a medir resultados e não esforço das tarefas.

 O OKR tem se mostrado muito eficiente para o planejamento estratégico, definição e acompanhamento das metas da empresa de grande ou pequeno porte. Pesquisando sobre o assunto na internet encontrei vários cases de sucesso com a adoção não somente a Google.

 Esse método provoca uma mudança cultural de performance e agilidade positiva nas organizações, com a transparencia gerada pela ferramenta é possível acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, além de criar comprometimento ao perceber que todos os objetivos estão alinhados com foco em resultados.

“A navore agradece a confiança no CASAL DE TI em permitir replicar sua postagem. Obrigado!”