6 Dicas de como aparecer de Graça no GOOGLE

Você já parou para pensar quantas pesquisas fez em um dia nos sites de buscas? Nessas buscas, quantas vezes você navegou até a segunda página dos resultados?

Nesse artigo você vai entender como seu site pode aparecer no Google e de que forma isso pode te ajudar a aumentar seu faturamento, afinal, todos os dias milhares de pessoas acessam o google para buscar empresas e serviços na internet com intuito solucionar seus problemas.

O google estima que mais de 33 bilhões de buscas são feitas diariamente em seus servidores e você ainda duvida se realmente é importante aparecer na primeira página do google?

Usando tablete para pesquisa

Antes de te falar o que seu site precisa ter para aparecer nos resultados do google, preciso te contar algumas coisas.

A primeira coisa é a mais importante, e vem de você.

Para ter um bom posicionamento nos resultados do Google é preciso ter conhecimento de causa, e ninguém melhor do que você mesmo para falar de seus produtos e serviços.

Siga o ditado: “Que mãe não fala bem de um filho?”…

Isso mostra autoridade perante aos motores de busca, fica muito mais fácil atingir pessoas gerando conteúdo de qualidade e exclusivo.

A segunda é que seu site precisa nitidamente transmitir sua credibilidade e autoridade as pessoas que utilizam as ferramentas de busca. Isso também deve ser aplicado pensando nos motores de busca, pois o google reprime práticas de auto-valorização. Fique ligado!

Tudo isso pode ser aplicado com técnicas em SEO, que irão facilitar a ligação entre seus clientes e você.

Bom, agora que você já sabe os dois principais tópicos que eu abordo sempre que faço uma análise em SEO, vou te explicar um pouco melhor de que forma você mesmo possa aparecer no GOOGLE.

O google trabalha com diversos fatores que auxiliam no posicionamento das páginas, como por exemplo: palavras-chaves, títulos das páginas, descrição, meta tags, atributos de imagens, sitemaps, robots.txt, entre outros recursos que facilitam o posicionamento.

1. Palavras Chaves – Keywords

As palavras chaves são as palavras que melhor definem sua necessidade perante aos olhos de seus clientes, uma boa dica é perguntar como sua mãe, como ela iria te encontrar no google.

Pois essa resposta tende simples e direta, além disso, se você conseguir aparecer para ela “tá” tudo lindo!

Você irá aparecer para muitas pessoas também.

Tente se perguntar, quais palavras relacionam seu produto ao seu cliente? Que composições essas palavras podem gerar?

Exemplo: Quero comprar móveis planejados para minha cozinha e vou pesquisar no google alguns possíveis locais para fazer os orçamentos. Eu poderia pesquisar “móveis planejados”, “fábrica de móveis em minha cidade”, “cozinha sob medida” ou já ir diretamente ao ponto e colocar “móveis planejados para cozinha”.

A empresa do site A tem a palavra chave “moveis sobmedida” e a empresa do site B tem “móveis planejados para cozinha”, qual você acha que irá aparecer primeiro? Qual aproximou mais da minha necessidade? Entendeu?

Lógico que isso irá depender de toda credibilidade e autoridade que você transmite para os motores de busca, como mencionei acima.

A boa prática diz que o ideal é utilizar uma palavra chave ou frase chave por página em seu site, porém existem controvérsias sobre o assunto, os motores de busca tendem a limitar as palavras chaves a 200 caracteres, então siga esses limites que esta tudo bem.

2. Títulos das páginas – Title

A própria tradução já diz, é o título de sua página, aquela informação que aparece na barra superior do seu navegador como exemplo o deste artigo é “6 Dicas de como aparecer de Graça no GOOGLE – NAVORE”.

Ele é um dos elementos mais importantes dentro da página, pois é a primeira referência de conteúdo que o google encontra sobre o assunto abordado, entendendo que a página fale sobre o título.

Esse título é o mesmo que irá aparecer nos resultados de pesquisa do GOOGLE.

É importante ter coerência na sua criação e seguir os limites de 64 caracteres como ideal e 90 caracteres no máximo, lembrando da importância de sempre colocar a palavra chave como primeira palavra de seus títulos.

3. Descrição – Description

Fechando as principais meta tags, não menos importante é tag description que nada mais é do que uma breve descrição da página.

Essa descrição aparece nos resultados do google, permitindo a você utilizar a palavra chave na confecção, para dar destaque e aumentando o interesse pelo assunto.

O ideal para esse atributo é que não passe de 160 caracteres, pois o google irá limitar a exibição e mostrará os “(…)” informando que ainda existe mais informações sobre a descrição.

Textos com atributos Title, Description, Keyword

4. Atributo alt – Tag alt

Eu diria que os atributos alt das imagens tem um papel fundamental e cativante, pois são eles os responsáveis por garantir acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos conteúdos da web.

Esse atributo amplia os resultados de suas pesquisas, já que muitas pessoas tambem utilizam o google para buscar imagens, como por exemplo, relacionados ao assunto e tendo esse atributo, é possível aparecer para ainda mais pessoas.

Provavelmente você já deve ter deparado com alguma imagem na internet que contenha o atributo, é um texto que aparece quando passa ou deixa o mouse em cima da imagem.

Inclusive as imagens desse post tem o atributo, coloque o mouse em cima da imagem e veja a mágica acontecer.

5. Sitemap.xml

Os sitemaps são o mapa de links de seu site, eles auxiliam as spiders de busca a melhor se localizarem dentro de seu site, separando links de categorias, posts, portfólios entre outros recursos.

Um site bem elaborado e com um sitemap bem desenvolvido é uma ferramenta muito importante para aparecer no google, pois facilita aos servidores a organização na momento de indexar as páginas de seu SITE.

6. Robots.txt

O robots.txt é um arquivo simples em txt que fica armazenado na pasta principal (public_html) de seu servidor de hospedagem.

Nele você descreve quais os motores de busca podem indexar seu site, controlar quais páginas podem ser indexadas, como por exemplo, negar acesso às páginas de administração, páginas de testes A/B, entre outros.

Muita gente confunde o robots.txt com o sitemap, mas são atributos totalmente diferentes e ambos são importantes quando se trata de aparecer no google.

Esses são alguns dos tópicos que ao meu ver são relevantes, importantes e de fácil aplicação, para que você mesmo, utilize técnicas para aparecer nos resultados do google.

Você também viu que é importante estar alinhado o conhecimento sobre seu produto, pois essas técnicas necessitam fazer a ligação de forma correta entre as pessoas e seus produtos ou serviços.

Bom, bora botar a mão na massa e dar o primeiro passo?

Se quiser fazer um teste em seu SITE e ver se ele atender alguns desses requisitos, acesse o link abaixo e receba um relatório com uma breve análise de resultados.

Você na primeira página do GOOGLE